​​​​© 2017 by Cepri-Casa Rui

QUEM SOMOS

 CEPRI - Casa de Rui Barbosa

CENTRO DE PROTEÇÃO A REFUGIADOS E IMIGRANTES

 

 

O CEPRI – Casa Rui, inaugurado em 2017, é uma clínica jurídica criada no âmbito da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), com sede na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

Com uma equipe de Agentes de Proteção formada por profissionais do Direito, das Relações Internacionais e das Ciências Sociais e Política, o CEPRI- Casa Rui oferece atendimento gratuito para solicitantes de refúgio, refugiados e imigrantes, em questões relativas ao Direito dos Refugiados e Direito Migratório.

O CEPRI-Casa Rui é especializadono atendimento de casos que envolvam violência de gênero, perseguição baseada em orientação sexual e/ou identidade de gênero e menores desacompanhados ou separados.

 

Sobre a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)  tem por finalidade o desenvolvimento da cultura, da pesquisa, do ensino, a divulgação e o culto da obra e vida de Rui Barbosa. Desta forma, a instituição busca contribuir para o conhecimento de diversidade cultural e para o fortalecimento da cidadania.

Sobre a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM)

O projeto da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) é uma iniciativa que visa difundir o direito internacional dos refugiados, promovendo a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes nesses temas. A Cátedra, mais recentemente, incorporou a prestação de serviços comunitários diretamente aos refugiados e a inclusão dos mesmos na vida universitária como parte de seus objetivos principais.